Nesta quinta-feira (18), o plenário da Câmara Municipal de Cataguases sediou, a pedido, a reunião entre a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e representantes dos blocos carnavalescos locais: "Pé na Cova", representado pelo Sr. Hildo; "Bacanaço", representado pelo Sr. Fernando; "Turma do Rebento", representado pelo Sr. José do Carmo; e o bloco "Sem Preconceito", representado pelo Sr. Rogério.

O encontro teve como objetivo discutir o planejamento da segurança durante o período festivo e abordou recomendações e propostas que visam garantir a tranquilidade e a diversão dos foliões, ressaltando o potencial que a cidade tem como atrativo turístico.

Segundo o Comandante Major Paro, para o evento de pré-carnaval, a PM contará com efetivos de apoio da cidade de Juiz de Fora, realizando a operação Lei Seca para garantir um deslocamento mais seguro a condutores e pedestres.

Para os eventos de blocos, foi orientado aos presentes frisarem aos foliões que evitem dispersar após os blocos, recomendando a utilização de transporte coletivo.

O enfoque na boa imagem da cidade foi reforçado, inclusive para o comércio local, orientando a evitar garrafas de vidro, latas e palitos para espetinho, considerando que esses objetos podem representar riscos à segurança pública. Incentivou-se o uso de copos e pratos de plástico, com apelos para que evitem jogar lixo pelas ruas, sempre que possível.

O Tenente Marinato, responsável direto pelo comando durante o carnaval de Cataguases, ressaltou a importância de zelar pela imagem da cidade, tornando-a mais atrativa não apenas para os moradores, mas também para possíveis investidores e empresas. Salientando que a PM de Cataguases já vem se preparando para o carnaval desde novembro do ano anterior, com estimativas de efetivos, recursos, viaturas e outros detalhes para assegurar a eficácia do planejamento, visando evitar, inclusive, os chamados "rolezinhos".