Conheça agora alguns dos principais serviços disponíveis no Meu INSS oferecidos a todos os cidadãos na Câmara Municipal de Cataguases, no horário das 08:00 ás 16:00 horas.
Agendamentos/Solicitações: é pedir possível um benefício ou serviço do INSS e acompanhar o andamento do requerimento.
Pedir Aposentadoria: é possível pedir pelo tempo de contribuição ou por idade, seja ela urbana ou rural. E também aposentadoria da pessoa com deficiência, além de concedidos em outros países que contenham acordo internacional celebrado com o Brasil.
Simular Aposentadoria: a ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar. E caso falte algum que porventura não conste nos registros previdenciários, há a opção de incluir manualmente para fazer a simulação.
Extrato de Imposto de Renda: é utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam declarar imposto de renda (IR).
Declaração de Beneficiário do INSS: declaração que informa a existência ou não de benefício em seu CPF. Alguns órgãos de governo costumam exigir esse 'Nada Consta'.
Extrato de Pagamento: esse histórico é usado para comprovar que a pessoa beneficiou do INSS e mostra sua renda mensal. Vale para fins legais como em aberturas, abertura de crediário, empréstimo consignado, gratuidade para idosos no transporte interestadual, programas educacionais, entre outras finalidades. Detalha valores, o banco e dados de pagamento do benefício.
Extrato de Contribuição CNIS: histórico de toda a situação contributiva do trabalhador, seja empregado, empregado individual, empresário, empregado doméstico e também sobre o aposentado. Permite saber, mês a mês, se a empresa (ou o patrão) está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta. Dá pra saber também quais os períodos que estão faltando para que possa garantir a comprovação futura ou se está perto ou não de se aposentar. Vale mencionar que algumas instituições bancárias disponibilizam uma consulta ao extrato previdenciário pelo terminal de autoatendimento e até pelo site do banco: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Meu INSS: é possível conferir dados cadastrais e registro dos vínculos trabalhistas
Extrato de Empréstimo: por meio desse extrato é possível ao segurado conferir todo histórico de créditos realizados com desconto no seu benefício previdenciário, além de outras informações como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazo.
Resultado de Benefício por Incapacidade: informa se o segurado foi considerado capacitado ou não para o trabalho. Esse serviço se destina às pessoas que pediram auxílio-doença ou outro benefício por incapacidade.
Agendar Perícia: serviço de agendamento específico para a perícia médica, tanto para o pedido inicial pedido de prorrogação do benefício. E, devido ao estado de calamidade pública pelo qual o país está passando, é possível também enviar atestado médico direto pelo Meu INSS.
Carta de Concessão: documento que comunica ao cidadão sobre a concessão do benefício (ou seja, que ele de fato recebeu o benefício), a forma de cálculo de cálculo para apuração da renda inicial que vai receber e informações relativas ao banco responsável pelo pagamento.
Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29: saber se o benefício está listado para revisão quanto à fórmula de cálculo. Só para os enquadrados no artigo 29, II da Lei 9876/76.
Encontre uma Agência: localiza a agência do INSS mais próxima, por meio do CEP ou do município.
Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI): a Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual (DRSCI) é o documento que comprova que o trabalhador segurado autônomo, também chamado de Contribuinte Individual, está com situação cadastral regular e com seus recolhimentos no dia.
Atualização de Dados Cadastrais: é possível atualizar dados de contato (endereço, telefone e e-mail) tanto de quem ainda não tem benefício quanto de quem já é beneficiário do INSS. É possível até incluir um endereço secundário, que pode ser inclusivo um endereço de segurado em país estrangeiro.